Nova Identidade Digital

Trabalhamos pela sua Identidade na Internet, Integridade e Privacidade.

O que é um crime virtual?

Crimes virtuais são os delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro e os infratores estão sujeitos às penas previstas na Lei.

Ou seja, tudo o que é crime no mundo físico também é crime no mundo virtual.

Cliente não pagou e te ameaça através de emails? sim! isso é crime! se proteja! O mesmo cliente no afã de não pagar o que deve ameaça falar mal da sua empresa na internet, midias digitais ou portais? Sim! isso é crime!

Categorias de crimes virtuais:

  • Ameaça – É crime escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será vítima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a polícia e para o provedor descobrir quem foi o autor da ameaça.
  • Difamação, injúria e calúnia – São crimes contra a honra. Podem ocorrer nas redes sociais, por exemplo, se alguém divulgar informações falsas que prejudiquem a reputação de outra pessoa, ofendam a dignidade do outro ou maldosamente acusem alguém de criminoso, desonesto ou perigoso.
  • Discriminação –Escrever uma mensagem ou publicar uma imagem que seja preconceituosa em relação a raça, cor, etnia, religião ou origem de uma pessoa. Isso acontece mais frequentemente em redes sociais
  • Estelionato – Ocorre quando o criminoso engana a vítima para conseguir uma vantagem financeira. Pode acontecer em sites de leilões, por exemplo, se o vendedor enganar o comprador recebendo o dinheiro da transação sem entregar a mercadoria
  • Falsa identidade – Ocorre quando alguém mente seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características com o objetivo de obter alguma vantagem ou prejudicar outra pessoa. Pode acontecer numa rede social, por exemplo, se um adulto mentir de má fé e se fizer passar por um adolescente para se relacionar com usuários jovens.
  • Phishing – É quando informações particulares ou sigilosas (como número do CPF, da conta bancária e senha de acesso) são capturadas para depois serem usadas em roubo ou fraude.
  • Pirataria – É copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor. Também é pirataria usar softwares que são vendidos pelas empresas, mas o usuário instalou sem pagar por eles.

 

4 respostas para “Nova Identidade Digital”.

  1. Foi muito util para mim
    obrigado

    Curtir

    1. Paulo Obrigado, esta é nossa missão tornar a Internet um
      meio de comunicação segura para todos

      Curtir

  2. Excelente, caro Samuel. Isto vai ajudar o trabalho que Dra. Damaris Moura Kuo, meus colegas e eu temos feito na Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP. Temos sido constantes na luta contra a intolerância e a discriminação. Este blog com certeza vai ampliar a nossa área de atuação. Conte conosco!

    Curtir

    1. Gilberto Muito obrigado pelo seu comentário
      samuel

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: