Nova Identidade Digital

Trabalhamos pela sua Identidade na Internet, Integridade e Privacidade.

O que é um crime virtual?

Crimes virtuais são os delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro e os infratores estão sujeitos às penas previstas na Lei.

Ou seja, tudo o que é crime no mundo físico também é crime no mundo virtual.

Cliente não pagou e te ameaça através de emails? sim! isso é crime! se proteja! O mesmo cliente no afã de não pagar o que deve ameaça falar mal da sua empresa na internet, midias digitais ou portais? Sim! isso é crime!

Categorias de crimes virtuais:

  • Ameaça – É crime escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será vítima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a polícia e para o provedor descobrir quem foi o autor da ameaça.
  • Difamação, injúria e calúnia – São crimes contra a honra. Podem ocorrer nas redes sociais, por exemplo, se alguém divulgar informações falsas que prejudiquem a reputação de outra pessoa, ofendam a dignidade do outro ou maldosamente acusem alguém de criminoso, desonesto ou perigoso.
  • Discriminação –Escrever uma mensagem ou publicar uma imagem que seja preconceituosa em relação a raça, cor, etnia, religião ou origem de uma pessoa. Isso acontece mais frequentemente em redes sociais
  • Estelionato – Ocorre quando o criminoso engana a vítima para conseguir uma vantagem financeira. Pode acontecer em sites de leilões, por exemplo, se o vendedor enganar o comprador recebendo o dinheiro da transação sem entregar a mercadoria
  • Falsa identidade – Ocorre quando alguém mente seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características com o objetivo de obter alguma vantagem ou prejudicar outra pessoa. Pode acontecer numa rede social, por exemplo, se um adulto mentir de má fé e se fizer passar por um adolescente para se relacionar com usuários jovens.
  • Phishing – É quando informações particulares ou sigilosas (como número do CPF, da conta bancária e senha de acesso) são capturadas para depois serem usadas em roubo ou fraude.
  • Pirataria – É copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor. Também é pirataria usar softwares que são vendidos pelas empresas, mas o usuário instalou sem pagar por eles.

 

Publicado por: Mediador

Samuel David Camilo é especialista em Cloud Computing e Segurança de Internet. Trabalha em tecnologia há 25 anos, tendo dirigido projetos no Brasil e Estados Unidos. Trabalha em Consultoria na Codenet Tecnologia. Formado em Análise de Sistemas e Administração de Empresas e MBA em Negócios Digitais.

4 Comentários

4 comentários sobre “Nova Identidade Digital”

  1. Excelente, caro Samuel. Isto vai ajudar o trabalho que Dra. Damaris Moura Kuo, meus colegas e eu temos feito na Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP. Temos sido constantes na luta contra a intolerância e a discriminação. Este blog com certeza vai ampliar a nossa área de atuação. Conte conosco!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s