O que é exploração de “dia zero”?

Exploração de “dia zero” é um ataque virtual que ocorre no mesmo dia em que um ponto fraco do software é descoberto. Por este motivo o sistema é explorado antes que o fornecedor ( Fabricante ) disponibilize uma correção.

Inicialmente, quando um usuário descobre que existe um risco de segurança em um programa, ele pode comunicar esse risco à empresa do software, que desenvolverá uma correção de segurança para corrigir a falha. Esse mesmo usuário também pode alertar outras pessoas na Internet sobre a falha. Normalmente, os fornecedores de programas criam uma correção rapidamente para reforçar a proteção dos programas. Mas, às vezes, os hackers ficam sabendo da falha primeiro e são rápidos em explorá-la. Quando isso ocorre, há pouca proteção contra um ataque, já que a falha do software é nova.

Samuel David Camilo

Publicado por: CODENET Cloud Computing

Samuel David Camilo é especialista em Cloud Computing e Segurança de Internet. Trabalha em Tecnologia da Informação ha 28 anos. Sócio na CODENET TECNOLOGIA , tendo dirigido projetos no Brasil e Estados Unidos. Formado em Análise de Sistemas Administração de Empresas MBA em Negócios Digitais. Consultor em Adequação de Empresas a Lei nº 13.709, de 14/08/2018, Lei Geral de Proteção de Dados LGPD.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s